Musica

Fachada Teatro Municipal de Assunção
Sendo o único país da América do Sul onde a maioria dos habitantes fala o idioma da origem nativa, sua música, no entanto, é fortemente influenciada pela música europeia.
Entre os séculos XVII e XVIII, os jesuítas notaram que os guaranis possuíam grande vocação para a música e, em sua missões, os ensinaram aos nativos os fundamentos da música europeia.
Os instrumentos mais populares são o harpa e a viola. A harpa paraguaia teve muita difusão e é conhecida em muitos países do mundo.
Seus gêneros são a canção paraguaia, ou purajhei e a guarânia, caracterizada por ser uma canção lenta desenvolvida por José Asunción Flores.
Para a dança, existem polcas e galopas. A polca é uma dança de casais, enquanto que as galopas são dançadas por um grupo de mulheres chamadas galoperas que giram formando um círculo, balançando-se de um lado a outro com um cântaro ou um vaso em suas mãos. A galopa mais famosa é a galopera.
Outra variante é a dança da garrafa, onde a principal bailarina dança até com dez garrafas na cabeça, uma sobre outra. Também existem os valseados, uma versão local das valsas, como, por exemplo, El Chopí, Santa Fe, Taguató, Golondrina etc.
Um dos mais conhecidos expoentes da música paraguaia foi Luis Alberto del Paraná, que realizou várias excursões pela Europa e pelo resto do mundo por mais de trinta anos.
O conservatório Nacional de Música oferece 27 matérias aos alunos de diversas especialidades musicais que vão desenvolvendo ao longo de sete e dez anos de estudos, culminando sua carreira segundo o instrumento eleito: instrumentos clássicos em geral, canto e instrumento popular. Conta com várias agrupações orquestrais acadêmicas, como: a Orquestra Sinfônica Acadêmica Nacional, a Banda Sinfônica Nacional, a Orquestra Sinfônica da Cidade de Asunción, a Orquestra Folclórica José A. Flores, a Camerata Lara Bareiro, a Orquestra de Jazz, a Orquestra Sinfônica Infantil e coro de meninos e o Coro Polifônico.
Uma das conquistas mais importantes foi a criação da Orquestra Sinfônica Nacional (OSN). Seus integrantes foram admitidos através de uma audição internacional, com participação de 270 postulantes de todo o país, concurso onde os alunos do Conservatório Nacional de Música se impuseram com uma maioria do setenta por cento dos 112 postos da orquestra. É uma das orquestras mais numerosas da América do Sul.
No ano de 2005, se solidificou ainda mais o Conservatório Nacional de Música com a criação da filial de Itaugua, uma nova dependência com uma dotação à parte concedido pelo parlamento no orçamento geral da nação. Nesta nova dependência com duzentos alunos, se adota a mesma disciplina, programa e sistema de ensino. Convergem, ali, alunos de diferentes cidades do país, como: San Bernardino, Paraguarí, Pirayú, Itá, San Lorenzo, Carapeguá e Piribebuy.
Retirado do wikipedia livre